São vários os porquês de ser uma empresa sustentável. Um deles é que, investir em soluções que colaborem com o meio ambiente e a sociedade pode ser a chave para conquistar novos clientes, investidores e espaços no seu mercado de atuação. Mais que isso, estamos falando de um propósito, uma conexão com algo que beneficia todos ao redor da sua marca.
Sendo um assunto altamente comentado por todos os setores, a sustentabilidade está se tornando cada vez mais essencial para o crescimento de empresas.
Entretanto, é preciso entender que ser sustentável não significa apenas ter uma postura ecologicamente correta. Estamos falando de atitudes éticas, que colaborem com o meio ambiente, com o desenvolvimento da sociedade e, ainda, com a adoção de boas práticas corporativas.
É por isso que, no artigo de hoje, falaremos sobre os principais motivos para tornar a sua empresa um lugar mais sustentável e colocar as práticas do ESG em ação. Acompanhe até o final.
Tópicos abordados no texto:
- Devo me preocupar em ser uma empresa sustentável?
- Explicando o ESG
- Motivos para ser uma empresa sustentável
- Economia
- Redução do impacto ambiental
- Marketing verde
- Impacto na sociedade
- Por onde começar?
- Conclusão
Devo me preocupar em ser uma empresa sustentável?
Bom, se você chegou até aqui, provavelmente já sabe a resposta para essa pergunta.
Um estudo ESG realizado pela Opinion Box mostrou que 75% dos entrevistados afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes.
Além disso, 57% dos entrevistados responderam que a poluição ao meio ambiente pode ser um fator importante para que deixem de consumir de algumas empresas.
Outro estudo, desta vez realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), mostra um aumento de 74% no número de fundos de ações que se enquadram na temática sustentabilidade e de governança corporativa.
Já faz um tempo que o mercado financeiro tem prestado atenção aos investimentos sustentáveis. Atualmente, os investidores estão, cada vez mais, direcionando sua atenção para empresas que priorizam a sustentabilidade.
Então sim, se sua empresa ainda não possui projetos sustentáveis em andamento, esse pode ser um ótimo momento para se preocupar em iniciar algumas ações.
Explicando o ESG
Antes de seguir com os principais motivos para ser uma empresa sustentável, precisamos falar sobre ESG.
Segundo o diretor executivo da Yellot, Pedro Bouhid, de maneira geral, o ESG (Environmental, Social and Governance) mede a preocupação de uma organização, independentemente do seu tamanho, em minimizar os impactos no meio ambiente, contribuir para a sociedade e aplicar as melhores práticas de gestão empresarial. Dessa forma, cada letra da sigla representa uma área:
- E (ambiental): refere-se às práticas e políticas da empresa referentes ao meio ambiente. Como por exemplo, a gestão de emissão de gases poluentes, uso de energia renovável, eficiência energética, conservação de recursos naturais, produção e reciclagem de lixos, entre outras.
- S (social): está associada às práticas e políticas da empresa relacionadas a questões sociais. Como por exemplo, o respeito ao direito dos colaboradores e clientes, a diversidade e inclusão no local de trabalho, equidade de gênero e a segurança e saúde do trabalho.
- G (governança): relaciona-se à governança corporativa, como transparência na prestação de contas, ética, conformidade regulatória e ações de combate à corrupção.
Além da importância social, o conceito de ESG também é utilizado por investidores como uma ferramenta para avaliar o desempenho de empresas em termos de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Ele funciona, basicamente, como um critério para tomada de decisões de investimento.
Claramente, esse já é um fator muito importante para começar a investir em projetos sustentáveis para a sua empresa, mas vamos seguir.
Motivos para ser uma empresa sustentável
Acredito que você já tenha entendido os principais motivos para começar a investir em sustentabilidade. Mas, para não restarem dúvidas, fizemos uma lista detalhada que pode te ajudar:
Economia
Ser sustentável não significa necessariamente gastar mais. É possível gerar um impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente e, ainda assim, ter rentabilidade.
Além dos tipos mais claros de economia, como trocar os copos descartáveis por canecas ou copos de vidro, existem os benefícios fiscais oferecidos pelo governo e as soluções sustentáveis que agregam valor, como por exemplo a energia solar.
Não obstante, você também pode investir em uma frota de veículos elétricos, por exemplo. Algumas opções ecologicamente corretas podem ter um custo de investimento mais alto, mas os resultados de longo prazo justificam esse investimento.
Redução do impacto ambiental
Esse com toda certeza é o principal motivo de todo esse levantamento. Desde as grandes revoluções, o meio ambiente tem sofrido as consequências da evolução humana.
Temos fauna e flora ameaçadas de extinção e grandes problemas com efeito estufa que precisam ser amenizados para as próximas gerações.
Investir em práticas sustentáveis hoje significa a garantia de um amanhã mais ético e verde. A princípio, pode parecer algo longe do seu alcance mas, para termos comparativos, temos clientes que, com a usina solar, já evitam a emissão de mais de 100 toneladas de CO2 na atmosfera todos os anos.
Marketing Verde
O Marketing Verde surge como uma estratégia de comunicação para empresas que investem em sustentabilidade.
Isso porque, o consumidor de forma geral, está cada vez mais preocupado com as ações das empresas as quais depositam sua confiança e dinheiro. Portanto, em um cenário em que as empresas estão sendo cobradas para adotarem práticas sustentáveis, é essencial que elas consigam se posicionar e comunicar suas ações.
Impacto na sociedade
Além de toda a elevação de padrões dentro do mercado, existem os motivos sociais. A empresa, independente de seu tamanho, é um órgão que faz parte de uma sociedade, de um todo, uma organização.
Portanto, a conservação do meio ambiente e as ações feitas em pró da comunidade também se diz respeito à preservação da vida humana e da qualidade de vida de cada um.
Como começar a ser uma empresa sustentável?
A cultura sustentável precisa começar internamente. É preciso comunicar aos seus colaboradores esse novo pensamento, promover um engajamento interno com toda a equipe.
Com isso, você pode começar a aplicar algumas ações internas, como a reciclagem do lixo, o uso de papéis reciclados, a economia de energia, entre outros.
Outra forma de contribuir eficientemente é investindo em eficiência energética. Assim, você instala uma usina solar, utiliza de uma energia limpa e ainda pode utilizar o dinheiro que economizar com a conta de energia elétrica em outros projetos sociais.
Caso tenha interesse nessa opção, você pode entrar em contato com a nossa equipe para solicitar um orçamento.
Conclusão
Agora você já tem motivos sociais, ambientais, governamentais e financeiros para começar a ser uma empresa mais sustentável. É hora de pensar no todo, em um futuro mais brilhante para sua marca e todos que a apoiam.
Caso queira fazer parte dessa mudança no mundo, estamos aqui para dar luz às suas novas ideias.