Case -

Economia com potência: usinas solares para Helexia

Usinas Fotovoltaicas (UFVs) Serra do Mar 7 e 26 Já imaginou economizar R$6.702.442,05 por ano utilizando a energia de duas…

Usinas Fotovoltaicas (UFVs) Serra do Mar 7 e 26

Já imaginou economizar R$6.702.442,05 por ano utilizando a energia de duas usinas solares com 1,83 MWp e  2,44 MWp? 

Esse é o caso da Helexia, uma das principais empresas de energia renovável no Brasil. Neste case, vamos detalhar como atendemos as expectativas desse cliente na construção de duas usinas solares fotovoltaicas em Lorena/SP.

Boa leitura!

A Necessidade do Cliente

A Helexia tinha o objetivo de reduzir custos operacionais por meio de uma solução sustentável. Como uma multinacional de referência no setor de energia renovável, o cliente buscava um projeto de alta qualidade e segurança, alinhado aos rígidos padrões normativos e internos. 

Além da eficiência operacional, a expectativa era encontrar um parceiro que pudesse atender às exigências detalhadas sem comprometer prazos e resultados.

Desafios do projeto

Um dos principais desafios foi adequar nossos processos aos minuciosos padrões normativos e internos da Helexia. Com um trabalho colaborativo e flexível, a Yellot moldou seus procedimentos para atender plenamente a essas demandas, elevando seus critérios de qualidade e segurança.

Além disso, nosso time de obras e engenharia teve que lidar com impactos climáticos durante o cronograma do projeto. Durante a construção da usina, chuvas intensas impactaram o andamento das atividades. Assim, foi necessário recriar todo um planejamento estratégico e alinhamento de expectativas com o cliente para que conseguíssemos minimizar os atrasos e manter a qualidade das entregas.

O que torna essa obra um exemplo?

Um dos pontos principais desse projeto foi a segurança na obra, sendo essa a prioridade absoluta. Para isso, contamos com uma equipe dedicada de HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), composta por uma Coordenadora e uma Técnica de Segurança full-time na obra para poder guiar e auxiliar em todos os aspectos relacionados à segurança. 

Dessa maneira, foram criadas rotinas de segurança com diálogos diários abordando  temas de saúde, bem-estar e prevenção de acidentes; palestras temáticas mensais, como campanhas de conscientização (Outubro Rosa, Setembro Amarelo).

Campanha de Setembro Amarelo

Campanha de Setembro Amarelo

Além disso, a obra também contou com atendimento às normas e exigências: documentação criteriosa, como PGR, PCMSO, ARTs, registros de manutenção de equipamentos e inspeções regulares realizadas por fiscais de HSE do cliente.

Ações ambientais

Vale ressaltar que a Política de Lixo Zero também foi aplicada durante a obra, com o intuito da não utilização e geração de plástico e outros materiais descartáveis, foi implantado o conceito dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Esses foram algumas iniciativas desse projeto:

  • Utilização de recipientes retornáveis para o café da manhã e para o almoço. 
  • Utilização de talheres de alumínio disponíveis na obra para os colaboradores.
  • Utilização de squeezes para o consumo de água. 
  • Doação da sobra de resíduos orgânicos para um dos colaboradores, que realiza a alimentação de seus porquinhos, em sua residência. 
  • Reaproveitamento de madeira para a confecção de bancos e áreas de descanso, vasos, placas de sinalização, entre outros. 
  • Os EPI´s que seriam descartados são reaproveitados como objetos de decoração, assim como materiais de obra (ex: concreto) que não seriam mais utilizados. 
  • Os resíduos gerados na produção são destinados à reciclagem ou doação. Somente uma parte ainda é destinada ao Aterro Sanitário, sendo, na sua maioria, concreto.

Projeto de Ação Ambiental na obra da Helexia

Só assim, foi possível tornar a usina de Lorena em uma “obra modelo”, recebendo elogios durante visitas técnicas de líderes nacionais e internacionais, incluindo o presidente da Helexia no Brasil.

Visita técnica do time de gestão da Helexia

Por fim, toda a cautela, dedicação e profissionalismo de um time qualificado resultaram em um projeto que permite uma economia significativa para o cliente, além de reduzir a pegada de carbono. Assim, com as usinas em operação, a Helexia contribui para a transição energética no Brasil e fortalece seu posicionamento como líder em energia sustentável.

Dados Técnicos das Usinas

UFV Serra do Mar VII:

  • Potência: 1,83 MWp
  • Componentes:
    • 3.240 módulos solares de 565 Wp (Canadian Solar / TOP BiHiKu6 – CS6W).
    • 30 trackers (AXIAL).
    • 12 inversores de 125 kVa (Sungrow / SG125HV).
    • 12 String Boxes (Weidmüller / PV DC 12 IN SW FU WM4 (CG) 1,5KV).
  • Área licenciada: 53.126 m².

UFV Serra do Mar XXVI:

  • Potência: 2,44 MWp
  • Componentes:
    • 4.320 módulos solares de 565 Wp (Canadian Solar / TOP BiHiKu6 – CS6W).
    • 40 trackers (AXIAL).
    • 16 inversores de 125 kVa (Sungrow / SG125HV).
    • 16 String Boxes (Weidmüller / PV DC 12 IN SW FU WM4 (CG) 1,5KV).
  • Área licenciada: 58.024 m².

Relevância do Projeto no Mercado

Este projeto consolidou a Yellot como um parceiro confiável em soluções EPC (Engineering, Procurement, and Construction). Além de aprimorarmos nossos processos, tivemos a oportunidade de colaborar diretamente com uma empresa global, reforçando nosso papel na transição energética do país.

Os aprendizados e networking obtidos com a Helexia nos posicionam como uma referência em qualidade, segurança e inovação no setor de geração distribuída.

A Yellot está pronta para ajudar sua empresa a transformar energia em valor. Entre em contato e descubra como podemos contribuir para o seu sucesso!

Confira: Entenda como a Yellot construiu uma usina solar na beira de uma barragem

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo