Já pensou se a contratação de energia acontecesse da mesma forma que a contratação de plataformas de streaming? Esse é o conceito de energia solar por assinatura, um modelo de negócio inovador que vem crescendo cada vez mais no Centro-Oeste e em todo o Brasil.
Ficou curioso para saber como funciona? Durante a leitura deste artigo, vamos explorar como esse serviço funciona, suas vantagens em comparação aos métodos convencionais e qual o cenário desse modelo no País.
Boa leitura!
Como funciona a energia solar por assinatura?
O serviço de energia solar por assinatura surgiu da necessidade de criar uma solução para os consumidores que queriam utilizar uma energia limpa e renovável. No entanto, não conseguiam por diversos motivos: falta de estrutura adequada no espaço físico ou dificuldade em arcar com os custos da construção da usina própria.
Dessa forma, foi criado um modelo similar aos de plataformas de streaming: a energia solar por assinatura. Esse serviço consiste em utilizar a energia gerada por sistemas solares fotovoltaicos sem a necessidade de instalação e manutenção desses sistemas na própria propriedade.
Assim, os consumidores assinam um contrato com uma empresa de energia solar responsável pela instalação, operação e manutenção dos painéis solares em uma determinada localidade centralizada. Essa energia gerada pela empresa contratada é injetada na rede de distribuição convencional. Com isso, são garantidos os créditos para abatimento na conta de luz e, com a assinatura, são repassados ao consumidor contratante.
A partir disso, os consumidores passam a pagar uma taxa mensal fixa ou variável, semelhante a uma assinatura, em troca do direito de utilizar a energia.
Essa assinatura acaba tornando a utilização de energia solar mais acessível e conveniente para o consumidor, removendo a necessidade de investir em equipamentos de maior valor e lidar com a manutenção contínua do sistema.
Benefícios da energia solar por assinatura
A energia solar por assinatura garante diversos benefícios financeiros para o consumidor, mas também oferece grande impacto sustentável. Vamos conferir?
Economia na conta de luz
Ao adquirir energia solar por assinatura, o beneficiário consegue uma redução nas contas de energia ou tarifas fixas, dependendo do modelo de assinatura. Dessa maneira, geralmente recebem créditos na conta de eletricidade, resultando na redução dos custos mensais de energia.
Foi comprovado que é possível diminuir o valor da conta de energia em até 20% ao realizar essa assinatura, se tornando mais atraente entre os consumidores.
Além disso, esse modelo de assinatura é muito eficiente para aqueles consumidores que não podem migrar para o mercado livre de energia e ficam presos nas tarifas das distribuidoras.
Quer saber mais sobre a abertura do mercado livre de energia em 2024? Leia este artigo e descubra mais.
Acesso à energia renovável e sustentável
Ao assinar energia solar, os consumidores estão promovendo a utilização de fontes de energia limpa. Assim, a contribuição para a redução da dependência de fontes não renováveis impacta positivamente o aumento das práticas sustentáveis.
Custo zero de instalação
No serviço de assinatura de energia solar, não há a necessidade de instalação de sistemas fotovoltaicos. Isto é, o consumidor não gasta com taxas de manutenção e nem de operação dos sistemas! Assim, tudo é feito pela empresa provedora de energia.
Dessa forma, o cliente apenas paga pelos créditos utilizados ao decorrer do mês.
Fácil processo de adesão
A maioria dos processos de adesão à assinatura de energia solar pode ser feita on-line. Por exemplo, no site da Yellot, é possível fazer uma simulação com o valor de consumo de energia e receber uma proposta de orçamento para a assinatura com base nas necessidades e informações disponibilizadas.
É rápido e sem burocracia.
Existe alguma desvantagem na assinatura de energia solar?
Apesar de promover diversos benefícios e vantagens, a assinatura de energia solar enfrenta alguns desafios para ser mais disseminada no país.
Um desses desafios, é que o consumidor precisa estar sob a mesma distribuidora de energia que a empresa geradora de energia. Ou seja, é necessário que a usina solar esteja na área de concessão do consumidor. Com isso, há certa dificuldade em aprimorar esse serviço para regiões de produção menor.
Outro obstáculo é que o serviço de assinatura é pouco conhecido por consumidores e empresas. No entanto, estima-se que o aumento na adesão por energia solar no país ajude a divulgar sobre esse serviço tão importante e acessível.
Conclusão
A assinatura de energia solar é uma alternativa para utilizar energia de fontes limpas sem se preocupar com custos de instalação, manutenção e burocracia.
Foi possível entender durante a leitura deste artigo as diversas formas com que a assinatura de energia solar se torna vantajosa para o consumidor e para o meio-ambiente. Além da promoção de economia e sustentabilidade, é um modelo de negócio que pode ajudar as empresas a se tornarem cada vez mais competitivas.
E você já conhecia esse serviço de assinatura? Deixa nos comentários o que achou desse modelo de negócios!