Nessa época do ano, uma ótima solução de economia é aproveitar a água de chuva, através de um sistema de captação e armazenamento.
Isso é perfeitamente possível e você pode utilizar a água para fins não potáveis, como lavar pisos, carros, irrigação do jardim e, também, para a descarga de bacias sanitárias. Imagine a economia na conta de água? Especialistas dizem que ela pode, inclusive, ser reduzida pela metade.
No post de hoje, portanto, vamos dar algumas dicas de como você pode aproveitar a água de chuva em sua residência, empresa, e, também, em sua produção rural. Confira.
Materiais necessários para aproveitar a água de chuva
Atualmente, existem muitos materiais simples de serem adquiridos para aproveitar a água de chuva, mas alguns são fundamentais para que o sistema seja eficiente.
A instalação de calhas no telhado, por exemplo, é fundamental para que a água seja captada e transportada através dos condutores para o seu local de armazenamento, que pode ser em uma cisterna, tanque ou caixa d’água.
O mercado de armazenamento de água está evoluindo, e, hoje em dia, existem vários tipos de cisternas de armazenamento, com diferentes tamanhos, formatos e capacidades – como o vertical e de tamanho menor, por exemplo, que dispensa o aterramento da cisterna.
Isso facilita muito na hora aproveitar água de chuva em imóveis sem espaço, pois uma mini cisterna pode ser facilmente instalada, como exemplificado na imagem a seguir:
(Fonte: Tecnotri)
É importante, ainda, a utilização de um sistema que tenha filtragem para remover as impurezas da água, para que ela já seja armazenada pronta para o uso.
Confira outros materiais que compõem um sistema completo para aproveitar a água de chuva:
- Filtro grosseiro: retém os resíduos sólidos, como galhos, folhas, etc.
- Filtro de areia.
- Filtro desferrizador: remove o ferro e o manganês presentes na água.
- Separador de Primeiras Águas: abstrai a primeira chuva, que não é indicada para uso.
- Bomba: para o envio da água estocada para caixas de alimentação, caso ela seja utilizada em várias saídas (como torneiras e vasos sanitários, por exemplo).
- Rede de aproveitamento: tubulação extra e independente da água potável, para que a água da chuva não seja misturada à de distribuição.
Como funciona o sistema de aproveitamento?
Aproveitar a água de chuva é bem simples: basicamente, as calhas no telhado captam a água, que é direcionada para a cisterna ou o tanque, ficando, assim, armazenada.
Essa água armazenada passa por uma série de filtragens para retirar as impurezas, como galhos, folhas e insetos, por exemplo. Caso o usuário prefira, também é possível adquirir uma bomba para transportar a água até uma caixa d’água.
Utilidades da água de chuva
Fique atento! A água de chuva não é potável, ou seja, não serve para beber, no entanto, tem muitas utilidades, tais como:
- Área de serviço: máquina de lavar roupas.
- Limpeza: lavagem de carros, fachadas e pisos.
- Piscinas: a água da chuva pode ser complementada em até 1/3 do volume total de água da piscina.
- Banheiros: descarga de vasos sanitários e mictórios.
- Produção rural / jardim da residência: irrigação.
- Arquitetura / decoração: fontes e espelhos d’água.
- Uso industrial: torres de ar condicionado e resfriamento de máquinas.
Gostou de saber que você também pode aproveitar a água de chuva e economizar? Então, não deixe de levar essa ideia em consideração e comece a planejar o seu sistema.
No entanto, é importante ressaltar que esse aproveitamento deve ser feito de forma responsável, pois a água da chuva, se não captada, filtrada e armazenada corretamente, pode gerar alguns transtornos. Por isso, sempre verifique se os equipamentos estão dentro das normas de segurança da ABNT e conte com profissionais de excelência para a instalação.
Se você tem alguma dúvida sobre esse tema, deixe o seu comentário abaixo e acompanhe as novidades do blog da Yellot. Até a próxima!