Como a energia solar pode te ajudar a crescer!
O resultado de se produzir a própria eletricidade na empresa por meio da energia fotovoltaica, que capta a energia solar, vai muito além da economia na conta mensal: ao adotar um sistema que preza pela sustentabilidade, o empreendimento alcança grandes benefícios, gerando um alto valor, principalmente para os seus clientes.
Conheça, a seguir, 4 benefícios para a imagem da empresa quando ela passa a investir em energia solar e em outras ações socioambientais.
1. Aumenta o seu valor de mercado
Em um mundo no qual a atual frase de ordem é “redução de desperdício”, empresas que tomam decisões pensando na responsabilidade socioambiental se destacam e têm grande valorização no mercado ‒ inclusive no de ações.
Um exemplo é que, desde 2005, foi criado pela BM&F Bovespa o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que tem o objetivo de atuar como um indutor de boas práticas sustentáveis no meio empresarial brasileiro.
Para você ter uma ideia, o atual ISE (2017/ 2018) reúne 38 ações de 34 companhias que, juntas, representam R$ 1,31 trilhão em valor de mercado ‒ 52,4% do total de ações negociadas pela bolsa.
Uma pesquisa de 2012, feita pela mesma companhia, mostrou que empresas com consciência socioambiental se valorizam entre 10 e 19%, o que representa um índice maior se comparado à percepção de valor dos empreendimentos sem essa política.
2. A empresa assume um posicionamento
Assumir um posicionamento é fundamental para que a empresa tenha ‒ ou não ‒ respeito do seu público, e a real adesão às práticas sustentáveis faz com que a sua propaganda seja mais bem absorvida por ele, gerando uma possibilidade menor de passar por uma crise de imagem. Nesse sentido, como a energia solar é tendência de mercado, a sua captação passa a ser muito bem-vinda para a imagem da empresa e bem-vista pela sociedade.
É aí que entra o chamado “Marketing Verde”. Não basta apenas a empresa ter práticas sustentáveis, mas é preciso saber divulgá-las da forma correta. Este tipo de marketing vincula a marca, o produto ou o serviço da sua empresa a uma imagem ecologicamente responsável. E um consumidor que tenha consciência ecológica dará preferência a marcas que respeitam o meio ambiente e evitam o consumo de fontes não limpas de energia, optando pela energia solar, por exemplo.
3. A sociedade passa a respeitar e a valorizar a marca
A própria sociedade já está, aos poucos, mudando as formas de consumo. O Indicador de Consumo Consciente (ICC) ‒ pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) ‒ mostra que 72,7% dos 600 entrevistados estão adotando melhores hábitos.
Isso significa que, a partir do momento que os consumidores passam a valorizar mais atitudes sustentáveis, começam a respeitar empresas que assim o fazem. E o melhor: os clientes tornam-se divulgadores espontâneos da marca, o que valoriza ainda mais a imagem da empresa.
4. Os funcionários se sentem mais motivados
Quando a empresa adota a responsabilidade socioambiental, os funcionários e colaboradores se sentem mais motivados por conta da identificação com essas causas. Afinal, quem não ficaria feliz em trabalhar em uma organização que, por exemplo, produz o que consome com a energia solar?
Além disso, o time acaba vestindo mais a camisa da organização e ajuda na divulgação de seus produtos e serviços, pois sabem que a imagem da empresa é ética e responsável.
Isso também foi demonstrado em pesquisa feita pela consultoria Market Analysis, que entrevistou cerca de 3 mil funcionários de grandes empresas em 32 países e revelou que, para 92% deles, quanto mais a empresa for socialmente responsável, mais motivado e leal eles serão.
Ações que demonstram que a empresa tem responsabilidade socioambiental
Caso você não saiba por onde começar a implantar essa rotina de responsabilidade socioambiental em sua empresa, a seguir lhe daremos algumas dicas:
- Reduza os gastos e evite desperdícios, adotando fontes alternativas, como a energia solar;
- Desenvolva projetos ambientais e sociais na comunidade onde sua empresa está localizada, integrando funcionários e clientes;
- Ofereça novos produtos e serviços que gerem melhor custo-benefício aos consumidores;
- Valorize seus funcionários, adotando políticas de incentivo a práticas sustentáveis, remuneração justa e a liberdade para a troca de ideias.
A imagem da empresa é coisa séria. Por isso, com essas dicas de sustentabilidade, o seu negócio crescerá de forma mais justa, ética e vai gerar ainda mais valor à sociedade.
Para receber mais novidades e conteúdos como esse diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter e até a próxima.