Como a energia solar está remodelando a matriz energética brasileira e impulsionando sustentabilidade e economia até 2026.
O mercado de Energia solar brasileiro está em constante crescimento, dados apontam que a matriz elétrica brasileira está projetada para alcançar 95% de participação de fontes limpas até 2026, Agência Internacional de Energia (IEA) .
A tendência é que o Brasil mantenha sua reputação no setor de energia solar fotovoltaica. Hoje o país ocupa a 6° posição em capacidade instalada, podendo alcançar em 2026 aproximadamente 54 GW de capacidade total.
Crescimento acelerado e geração distribuída predominante
Cada vez mais residências e empresas procuram a energia solar no Brasil, em 2026 a tendência é de que esse número aumente exponencialmente.
Por isso, setor deve se preparar para um aumento de procura como uma das tendências da energia solar no Brasil para 2026, com a demanda por energia elétrica projetada para crescer 2,5% anualmente até 2026, devido ao aumento do consumo residencial e a atividade econômica em crescimento.
Além disso, a geração centralizada, formada por grandes usinas solares, mantém seu papel essencial, especialmente em regiões como o Nordeste.
Avanços tecnológicos e modelos inovadores
Os avanços tecnológicos são um dos pilares para o crescimento do mercado de energia solar no brasil, com a evolução da mobilidade elétrica no Brasil, sistemas híbridos com baterias e smart grids, a energia limpa vem como parceira indispensável para o crescimento da sustentabilidade e economia brasileira.
Além disso, soluções como a energia solar por assinatura tornam a energia limpa mais acessível, eliminando grandes investimentos iniciais e ampliando o acesso no país.
Leia também: Sistema solar off grid: quando vale a pena investir?
Políticas públicas e incentivos em vigor
O crescimento sustentado por políticas públicas é uma das tendências da energia solar no Brasil para 2026, como o programa Luz para Todos, incentivos fiscais e regulamentações favoráveis para instalação e conexão de sistemas. Dessa forma, tais medidas visam acelerar a transição energética, reduzir emissões e democratizar o acesso à energia limpa.
Desafios e perspectivas para 2026

Embora o mercado amadureça, desafios regulatórios e possíveis reajustes tributários poderão impactar seu ritmo. No entanto, a energia solar fotovoltaica continuará a gerar milhões de empregos e atrair investimentos substanciais, trazendo estabilidade, sustentabilidade e oportunidades econômicas para pessoas e empresas em todo o Brasil.
Pronto para fazer parte desse futuro? Entre em contato com o nosso time e receba uma proposta personalizada para sua casa, fazenda ou negócio.



