Você sabia que o consumidor está cada vez mais atento a marcas que respeitam a causa ambiental? É o que diz a pesquisa realizada pela Toluna, empresa especialista em insights do mercado. Empresas e marcas que não prejudicam o meio ambiente e ajudam na sua preservação ganham status com os consumidores, que buscam cada vez mais por marcas que compartilhem de seus próprios ideais.
A pesquisa realizada pela Toluna mostra que 94% dos consumidores entrevistados já compraram produtos por serem considerados sustentáveis, e 92% afirmaram que este foi um fator influente no processo de compra. Isso se dá pelo impacto constante das mudanças climáticas no meio ambiente, afetando diretamente os hábitos de consumo mundiais.
Mudança de hábitos
Se antes o consumidor se atentava para a importância da marca no mercado, hoje ele busca pela representação. Estando cada vez mais ligado às informações e tendências das redes, o senso de consciência tem sido o norte para o desenvolvimento de uma cultura de consumo consciente.
Assim dizem os entrevistados da Toluna, mostrando que 48% dos consumidores levam em conta a presença de ingredientes orgânicos e naturais nas fórmulas de cada produto. Enquanto 47% preza pelas certificações e selos sustentáveis que a marca possui, 40% preza pelo uso de material reciclado, e 40% pelo fato de não serem testados em animais.
Estes são valores que passaram a ter mais importância na decisão de consumo do que o preço pago pelo produto, sendo que boa parte dos consumidores concordam em pagar um valor elevado, desde que possam contribuir para a preservação do planeta.
Uso racional de recursos
Apesar da mudança nos hábitos de consumo ser cada vez mais frequente na população, é necessária uma reflexão quanto ao uso racional de recursos. Estudos apontam que, o consumo exacerbado de matéria prima já alcançou níveis alarmantes, e o planeta já excedeu 30% de sua capacidade de regeneração.
Portanto, é importante que haja também uma mudança nos padrões de consumo de recursos naturais e na mobilidade urbana. Seja na adesão de um meio de transporte sustentável, evitando a propagação de poluentes; na economia doméstica, aderindo ao uso de recicláveis em casa e na coleta seletiva. Ou até mesmo na adesão de tecnologia que favoreça o estilo de vida sustentável, como o uso de energias renováveis.
Decisão final
O importante é atentar para o papel que você desenvolve no planeta. Seja na sua casa ou na sua empresa, o que você faz para tornar o mundo mais sustentável? Estar atento às novas tendências é o primeiro passo, mas aplicá-las na sua realidade é o que vai fazer a diferença.
Gostou da informação? Baixe o nosso e-book “5 passos para tornar o seu negócio sustentável” e veja como podemos ajudar você a fazer parte de uma sociedade amiga do planeta.
Boa leitura, e até a próxima.