Sustentabilidade
23 de dezembro de 2024

Conheça os cinco países mais sustentáveis do mundo

Você sabe quais são os países mais sustentáveis do mundo? A sustentabilidade tornou-se um objetivo global, com países adotando políticas…

Você sabe quais são os países mais sustentáveis do mundo?

A sustentabilidade tornou-se um objetivo global, com países adotando políticas e práticas para minimizar impactos ambientais e promover o bem-estar social. O Índice de Desempenho Ambiental (EPI), desenvolvido pela Universidade de Yale, avalia 180 países com base em 40 indicadores que analisam os esforços locais para combater as mudanças climáticas, proteger e promover a saúde ambiental e a vitalidade dos ecossistemas. 

Esses indicadores fornecem uma avaliação em escala nacional de quão próximos os países estão das metas estabelecidas nas políticas ambientais. O estudo é lançado a cada dois anos, com os dados mais recentes sendo de 2022.

Com base nesse índice, destacamos os seguintes países como líderes em sustentabilidade:

1. Dinamarca

A Dinamarca lidera o ranking de sustentabilidade, destacando-se pela menor taxa de crescimento de emissões de CO₂ e por obter dois terços de sua eletricidade de fontes limpas.

Além disso, o país se comprometeu com a redução das emissões em 70% abaixo dos níveis de 1990 até 2030.

2. Reino Unido

O Reino Unido comprometeu-se a zerar suas emissões de carbono até 2050, alinhando-se à Dinamarca nesse objetivo. Além disso, o país tem investido significativamente na expansão de sua capacidade de energia renovável.

A mudança do carvão para o gás natural tem sido a principal responsável pelas recentes reduções nas emissões da união política formada por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

3. Finlândia

A Finlândia obtém cerca de 42% de sua energia de fontes renováveis e é reconhecida pela qualidade do ar, saneamento básico e água potável. O país também prioriza a conservação de florestas e da vida selvagem.

O país também é referência mundial pelo seu sistema de bem-estar social com educação gratuita e saúde universal, garantindo condições de vida decentes para todos os residentes.

4. Malta

Malta implementou políticas voltadas para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, subindo da 23ª posição em 2020 para o 4º lugar em 2022, refletindo seu compromisso com a sustentabilidade.

Além disso, o país conquistou bons resultados em relação às emissões de N2O, índice que avalia a qualidade da água quanto ao enriquecimento por nutrientes e conservação da cobertura florestal.

5. Suécia

A Suécia destaca-se pela qualidade da água e do ar, além do uso de fontes de energia renovável e baixas emissões de dióxido de carbono.

Com práticas inovadoras em sustentabilidade, como programas de reciclagem e gestão de resíduos que minimizam os resíduos enviados para aterros, o país também implementou legislações para diminuir as emissões de gases de efeito estufa, com a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2045.

Onde fica o Brasil no ranking de países mais sustentáveis do mundo?

O Brasil está na 48º posição no ranking de sustentabilidade e ocupa um papel de destaque em termos de energias limpas e renováveis, com cerca de 50% da matriz energética e 88% de nossa matriz elétrica sendo limpa e sustentável.

Vale lembrar que em Novembro de 2024, o Brasil se tornou o sexto país a alcançar 50 GW de energia solar, refletindo seu compromisso e capacidade de gerar uma energia limpa e sustentável.

Conclusão

O EPI serve como uma ferramenta valiosa para monitorar e incentivar práticas que promovam um futuro mais sustentável para todos.

Assim, esses países exemplificam como políticas públicas eficazes, investimentos em energia renovável e compromisso com a conservação ambiental podem resultar em avanços significativos na sustentabilidade. 

Leia também: O papel da inteligência artificial na revolução da energia solar

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo