A demanda por energia solar tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Isso porque, por se tratar de uma fonte de energia sustentável, ela pode ajudar a reduzir a conta de energia sem agredir o meio ambiente. Portanto, com o aumento dessa procura, instalaram-se as dúvidas de qual seria a melhor opção entre os tipos de energia solar para investir.
Basicamente, existem três tipos de sistemas utilizados na captação da energia solar. Já adianto que, na maioria dos casos, a energia solar fotovoltaica provavelmente será a melhor escolha na hora de investir. Entretanto, caso queira dar o benefício da dúvida aos demais tipos, vou lhe explicar cada um deles e descrever suas principais características. Boa leitura!
Tópicos abordados no texto
- Como funcionam os diferentes tipos de energia solar
- Energia Solar Fotovoltaica
- Sistema On-Grid
- Sistema Off-Grid
- Sistema Híbrido
- Grid zero ou Zero Grid
- Aquecimento Solar (Energia Térmica)
- Energia Solar Concentrada
- Qual o tipo de energia solar mais utilizado?
- Vantagens da energia solar fotovoltaica
- Como escolher uma boa empresa para instalar esse tipo de energia?
- Conclusão
Como funcionam os diferentes tipos de energia solar
Como dito anteriormente, existem três tipos de tecnologias utilizadas na conversão dessa energia: o de aquecimento solar (energia térmica), o heliotérmico e o fotovoltaico.
Na maioria das vezes, o processo de adesão de um sistema é simples, desde que você escolha a empresa certa para realizar o serviço. Entretanto, o primeiro passo é entender melhor como funciona cada um dos tipos de energia solar:
Tipo de energia solar 1: Energia Solar Fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão da luz solar diretamente em energia elétrica. Para que esse processo seja possível, são utilizados equipamentos como:
Módulos fotovoltaicos: conhecidos também como painéis solares, esse equipamento é instalado no telhado ou no solo, dependendo da necessidade do projeto e do local com maior incidência de sol durante o dia. Ele é o principal responsável pela captação da luz solar.
Inversor solar: ele é o responsável por converter a corrente contínua gerada pelo módulo em uma corrente alternada, para que ela possa ser distribuída, utilizada ou armazenada. Aqui você pode conferir quais são os melhores inversores do mercado atual.
Também utilizamos conectores, cabeamentos, estruturas de fixação e outros materiais elétricos padrões.
Além disso, o sistema fotovoltaico é um tipo de energia solar que pode funcionar de três maneiras: On-Grid, Off-Grid e também pode ser um sistema Híbrido.
Sistema On-Grid
O sistema de energia solar On-Grid, ou Grid-tie, é conhecido por ser conectado à rede de distribuição. Dessa forma, se a energia gerada for maior que a energia consumida, ela é injetada na rede da concessionária local. Esse excedente se transforma em créditos, que poderão ser usados em um período de até sessenta meses. Funciona da seguinte forma:
- Primeiro, os módulos fotovoltaicos fazem a captação da luz solar e a transformam em uma corrente contínua;
- Depois, essa corrente passa pelo inversor, sendo convertida em uma corrente alternada;
- A partir disso, a corrente será distribuída, sendo uma parte utilizada para fazer com que seus eletrodomésticos funcionem e, o excedente, injetado na rede;
- No fim, você receberá seus devidos créditos pela energia injetada, podendo utilizá-los quando seu consumo superar a produção da usina.
Sistema Off-Grid
A principal característica do sistema Off-Grid é ser autônomo. Ou seja, não vamos conectá-lo a nenhuma rede elétrica da distribuidora. Dessa forma, ele utiliza baterias, que funcionam como um dispositivo para armazenar a energia produzida em excesso, permitindo que você tenha energia suficiente nos momentos em que não há uma produção.
Geralmente, é um sistema utilizado em locais remotos, onde o acesso à energia é mais escasso e complicado.
Sistema Híbrido
Como você deve imaginar, o sistema de energia híbrido é uma mescla entre o On-Grid e o Off-Grid. É um sistema conectado à rede elétrica, a captação acontece de forma normal e, enquanto uma parte da corrente abastece os eletrodomésticos, o excedente é armazenado em baterias.
Dessa forma, esse tipo de sistema proporciona economia e mais confiabilidade, uma vez que continua funcionando durante quedas de energia. Além disso, permite uma maior independência e autonomia energética.
Grid Zero ou Zero Grid
Considerado uma inovação no setor de energia renovável, o sistema Zero Grid acabou se tornando uma ótima opção para grandes fazendas, empresas e indústrias.
Os projetos desse tipo contam com um inversor inteligente, que controla a geração de energia de acordo com a necessidade da unidade consumidora. Ou seja, tudo que é produzido é automaticamente consumido, não havendo a necessidade de injetar energia da rede da concessionária.
Além disso, esse tipo de sistema serve como uma forma de suprir as necessidades energéticas do local sem precisar realizar mudanças nos contratos com a concessionária, como é o caso da Lei 14.300/21.
Tipo de energia solar 2: Aquecimento solar (Energia Térmica)
O aquecimento solar ou energia solar térmica é mais um tipo de energia solar. Nesse modelo, o sistema capta o calor do sol e utiliza no aquecimento de líquidos, geralmente água para banhos ou para processos industriais.
Além disso, possuem uma resistência ou um aquecedor a gás para auxiliar o processo de aquecimento em dias mais chuvosos.
Por se tratar de um aquecedor, podemos utilizar a energia térmica em conjunto com a fotovoltaica. Imagine que você adote em sua casa o sistema de aquecimento solar para os chuveiros. Somente eles, podem representar cerca de 30% do consumo total de energia. O que, por si só, já gera uma grande economia na conta mensal, já que o sistema térmico não utiliza mais eletricidade para aquecer a água.
Agora, imagine que, junto a esse sistema, você também instale os módulos fotovoltaicos para a produção da própria eletricidade: a economia será suficiente para pagar apenas o valor mínimo da sua conta de energia. Além disso, o excedente produzido também gera créditos, que poderão ser compartilhados com qualquer unidade consumidora da mesma concessionária através do rateio de crédito.
Tipo de energia solar 3: Energia Solar Concentrada
Chamada de energia termo solar ou energia solar concentrada, esse tipo de energia solar também faz a captação do calor do sol. Entretanto, diferente da energia térmica, ele transforma esse calor em energia elétrica.
Na energia solar concentrada, o calor do sol é absorvido e armazenado. Depois, é transformado em energia mecânica para, então, se tornar eletricidade. Para essa finalidade, utiliza-se o receptor, chamado de Fluido Térmico, que armazena um líquido aquecido pelo calor do sol, gerando vapor. Esse vapor, por fim, movimenta uma turbina e aciona um gerador ‒ produzindo a energia elétrica.
Nesse caso, armazenamos a energia excedente, podendo utilizá-la em momentos com menor incidência solar.
É uma tecnologia muito usada para processos industriais que necessitam de altas temperaturas e de geração de eletricidade. Funciona praticamente como uma usina termelétrica, só que utilizando energia limpa e renovável.
Qual o tipo de energia solar mais utilizado?
No Brasil, a energia solar fotovoltaica é a mais utilizada até o momento. Recentemente, esse sistema atingiu 23,9 gigawatts (GW) de capacidade instalada no país, tornando-se a segunda maior fonte de geração do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Vantagens da energia solar fotovoltaica
- Vida útil superior a 25 anos;
- Geração de energia limpa e sustentável;
- Possui uma manutenção mínima;
- Instalação de fácil acesso;
- Economia na conta de luz;
- Valorização da unidade consumidora (residência, comércios, fazendas e indústrias);
- Os equipamentos podem ser reciclados, não prejudicando o meio ambiente.
Como escolher uma boa empresa para instalar esse tipo de energia?
Fazer a escolha certa na hora de contratar uma empresa de energia solar pode evitar muitas dores de cabeça no futuro. Por isso, recomendamos que você procure uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos, que cuide de todo o processo, desde a compra do kit fotovoltaico até a instalação.
Isso porque empresas assim possuem profissionais qualificados e poderão dar o apoio necessário para realizar um projeto bem estruturado, garantindo o melhor desempenho, cuidado e vida útil do seu sistema de energia solar. Além disso, a empresa não terá dificuldades em dimensionar o sistema fotovoltaico que melhor se adequa às suas necessidades.
Portanto, opte por:
- Empresas com um bom portfólio, que tenham realizados grandes projetos;
- Buscar indicação de amigos e outras pessoas que já fecharam com a empresa que tem em mente;
- Saber a qualidade dos equipamentos que serão utilizados na instalação. Materiais de baixa aptidão podem interferir no desempenho da usina e, em alguns casos, possuir um tempo menor de vida útil.
- Confirmar se a empresa possui um responsável técnico registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho Federal dos Técnicos (CFT).
Além disso, já imaginou comprar um carro 0 km e a concessionária não possuir peças nem mão de obra especializada para garantir a manutenção do veículo? Poderia ser um dos maiores pesadelos modernos.
Sendo assim, com a usina não é diferente, tenha certeza de que essa empresa terá um bom pós-venda e estará à disposição para te ajudar futuramente com o suporte necessário, acompanhando suas dores com uma comunicação próxima, rápida e eficaz.
Conclusão
Em resumo, vimos algumas características dos três tipos de energia solar, qual a mais utilizada, suas vantagens e como contratar uma empresa que possa instalar esse tipo de energia em sua residência, indústria, fazenda ou comércio.
Além disso, vale lembrar que essa é uma fonte de energia limpa, que não agride o meio ambiente. Então, caso tenha interesse em saber mais sobre a energia solar fotovoltaica ou tenha curiosidade quanto ao valor, entre em contato com a nossa equipe. Estamos te esperando para fazer um orçamento sem custos.