Agora você já conhece todos os tipos de energia solar e sabe como cada sistema funciona. Pensando nisso, resolvemos apresentar um pouco mais sobre as possibilidades e vantagens que cercam os diferentes tipos do sistema híbrido de energia.
Talvez você ainda não saiba, mas o sistema híbrido pode ser combinado com diferentes tipos de energias, proporcionando uma maior autonomia e independência energética. Dessa forma, também vamos mostrar algumas combinações e o grande potencial desse sistema para quem pretende investir no mercado livre de energia.
O que é um sistema híbrido?
Antes de mais nada, precisamos recapitular alguns conceitos. Como já dito anteriormente aqui no blog, o sistema híbrido é formado por mais de um tipo ou forma de energia.
Ou seja, a energia armazenada, ou a energia secundária, é disponibilizada sempre que houver necessidade, o que garante uma geração de energia mais estável e independente de fatores externos que possam prejudicar a captação de energia solar.
Vale lembrar que o emprego do sistema híbrido de geração de energia solar é altamente recomendável, especialmente em locais como fazendas (para bombas de água, agricultura de precisão, ventilação em aviários e currais, ordenha, refrigeração, monitoramento, funcionamento de pivôs, entre outros), hospitais, centros de pesquisa e educação, grandes estabelecimentos comerciais como shoppings, supermercados e centros de controle.
Sendo esse um modelo que opera junto a outra fonte de energia, você poderá escolher qual a melhor opção de combinação para o seu negócio. Veja alguns exemplos a seguir:
Sistema híbrido solar e diesel
Esse sistema híbrido consiste na união de um gerador a diesel com os painéis solares fotovoltaicos. Dessa forma, o gerador é utilizado como fonte complementar de energia nos momentos em que a luz solar é insuficiente para a geração de energia.
Geralmente, é adotado em locais distantes, como minas, usinas de petróleo e gás, onde a rede elétrica não está disponível ou é pouco confiável. Essa combinação tem sido bastante utilizada em soluções para pivôs de irrigação e bombas para captação de água, já que existe a necessidade de uma fonte de energia confiável e constante em áreas remotas ou rurais.
Solar e bateria
Da mesma forma, esse tipo de sistema combina a energia solar fotovoltaica com baterias de armazenamento. Os painéis solares geram energia durante o dia, que é armazenada nas baterias e usada durante a noite, em dias nublados ou para energizar equipamentos específicos, dependendo da necessidade do projeto.
Esse tipo de combinação é adequada para residências, empresas e instalações que desejam se tornar mais independentes em termos energéticos.
Energia solar e eólica
Como mostra a imagem, nesse modelo, integramos a energia solar fotovoltaica com turbinas eólicas, onde os painéis solares geram energia durante o dia e as turbinas eólicas geram energia quando há condições favoráveis. É uma solução ideal para áreas com ventos regulares e estáveis, como as regiões do nordeste brasileiro.
O sistema híbrido como vantagem no mercado livre de energia
O mercado livre de energia é uma modalidade do setor elétrico em que grandes consumidores podem escolher o seu fornecedor de energia elétrica. Assim, negociam preços e condições contratuais diretamente com os geradores e comercializadores de energia.
Nesse sentido, o sistema híbrido de energia solar pode ser utilizado pelos consumidores do mercado livre de energia como uma opção para reduzir custos, aumentar a eficiência energética e diminuir a emissão de gases de efeito estufa.
Isso porque, ao combinar fontes de energia complementares, como as citadas anteriormente, esse tipo de solução é capaz de fornecer energia elétrica de forma mais confiável e autônoma, possibilitando aos consumidores otimizar suas operações.
Além disso, eles poderão optar pelas fontes de energia renováveis e, caso queiram, negociar contratos de longo prazo com geradores e comercializadores de energia elétrica que ofereçam soluções de energia renovável e eficiência energética, proporcionando assim, vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.
Vantagens de investir em energia solar
De acordo com dados da Absolar, após finalizar o ano de 2022 com mais de 24 gigawatts (GW) de potência operacional solar instalada, o Brasil entrou na lista dos dez países com maior eficiência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica.
O crescimento acelerado desse modelo de energia se deve, principalmente, a fatores como a sustentabilidade e economia proporcionada. Além disso, existem outras vantagens que podemos levar em consideração na hora de investir em uma usina solar:
- O sistema pode ter vida útil superior a 25 anos;
- Geração de energia limpa e sustentável;
- Possui uma manutenção mínima;
- Instalação de fácil acesso;
- Economia na conta de luz;
- Valorização da unidade consumidora (residência, comércios, fazendas e indústrias);
- Os equipamentos podem ser reciclados, não prejudicando o meio ambiente.
Conclusão
O sistema híbrido de energia solar permite que você gere energia de forma segura, sem depender de uma única fonte de energia, otimizando a geração e infraestrutura.
Mesmo tendo um custo maior na hora de adquirir, devido a sua complexidade de conexão com diferentes fontes e manutenção de todo o sistema, é uma opção que vale a pena quando se trata de grandes comércios, indústrias e fazendas. Isso porque o sistema acaba se pagando em um tempo hábil.
Caso tenha interesse em saber mais sobre como funciona esse e outros tipos de sistema, entre em contato com a nossa equipe. Por aqui, trabalhamos com soluções que abrangem todo o mercado de energia solar. Aguardamos seu contato para começar a dar luz às suas ideias!