Energia solar fotovoltaica
10 de junho de 2019

Por que o meio ambiente é beneficiado quando você adota energia solar?

Na Semana do Meio Ambiente, saiba porque a energia solar é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que sempre ocorre na primeira semana do mês de junho, hoje, falaremos sobre a relação entre esse tema e a energia solar.

Sempre destacamos aqui no blog as vantagens de investir nessa tecnologia para reduzir a conta mensal de energia, e a consequente dependência da distribuidora de eletricidade convencional.

Mas, hoje, vamos responder especificamente a esta pergunta: por que o meio ambiente também é beneficiado quando as pessoas adotam energia solar?

Para nos ajudar nas respostas, recorremos à chamada Agenda 2030 da ONU, que já falamos neste post aqui.

Dos 17 objetivos para promover o desenvolvimento sustentável pelo mundo, vários estão relacionados especificamente ao meio ambiente, e a energia solar pode ser uma das alternativas viáveis para essa revolução ambiental pelo mundo.

Sabe por quê?

1. Porque a energia solar é uma fonte de energia renovável

O motivo mais nítido desse benefício ambiental é que a energia solar é considerada uma fonte de energia renovável, pois apresenta algumas características:

  • é proveniente de uma fonte inesgotável de energia – o Sol;
  • não utiliza combustível fóssil, como o petróleo, o carvão e o gás natural, que são poluentes para o meio ambiente;
  • o impacto ambiental é bem menor, comparado a outras fontes de energia mais convencionais – inclusive a energia das hidrelétricas, que apresentam impactos socioambientais;
  • permite a criação de postos de trabalho em regiões menos favorecidas – mas ricas e abundantes em Sol durante o ano todo.

O fato de a energia solar ser uma fonte renovável e limpa a torna uma das soluções viáveis para dois objetivos da Agenda 2030 da ONU:

  • Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável – imagine depender menos das nossas hidrelétricas (que é a nossa principal matriz energética), que sofrem com os longos períodos de seca?
  • Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres; gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade – a energia solar pode ser uma das soluções para isso, já que quando se constrói usinas hidrelétricas, várias áreas de florestas são derrubadas ou ficam submersas, impactado as espécies ali presentes.

2. Porque a energia solar ajuda no combate às mudanças climáticas e seus impactos

O 13º objetivo da Agenda 2030 da ONU diz respeito a “tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos”.

Já mostramos neste post que o aquecimento global é um fato, e o combate a essas mudanças climáticas que estão sendo aceleradas pela ação humana é uma das prioridades da agenda ambiental no mundo.

Por isso, a energia solar é uma importante arma para combater o aquecimento solar, já que essa tecnologia não libera poluentes na atmosfera, que causam o efeito estufa, e, ainda por cima, utiliza o próprio Sol para gerar a energia.

Além disso, não se esqueça que o Brasil também tem as suas metas para desacelerar o aquecimento solar. Trata-se do Acordo de Paris, firmado em 2015, no qual um dos objetivos do país é adotar energia renovável em 45% na composição energética total até 2030.

3. Porque a energia solar contribui para o acesso de eletricidade à população

Outros dois objetivos da Agenda 2030 da ONU são:

  • Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e para todos.
  • Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

A energia solar contribui para o meio ambiente porque também ajuda a suprir de energia a população – afinal, ela chega até onde a rede elétrica convencional não vai, dando dignidade e mais conforto a quem vive longe dos centros urbanos, ou à mercê dos altos custos com as tarifas de energia.

Mas como isso é possível? Uma das soluções é o governo expandir as usinas solares pelo país, aumentando a participação do sistema fotovoltaico na matriz energética.

Aliás, o setor de energia solar gera empregos – um relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) afirmou que, em 2017, mais de 10,3 milhões de pessoas foram empregadas pelo setor ao redor do mundo – imagine aqui no Brasil, abundante de sol?

Viu como o meio ambiente é beneficiado com a energia solar? Mesmo que a adoção dessas fontes limpas de energia sejam metas de vários países mundiais, você pode fazer a sua parte e investir no sistema fotovoltaico em sua casa, apartamento, comércio, empresa e, também, na produção rural.

Até mesmo porque existem 3 coisas que vão acontecer com quem não adotar energia solar em breve. Leia atentamente e comece a se planejar. Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo