Com a expansão do sistema fotovoltaico no Brasil, devido a vários fatores – como o aumento da consciência ambiental, a necessidade urgente de economizar na conta de energia mensal e o barateamento do sistema –, boas notícias sobre o setor vêm surgindo.
E uma delas é a possibilidade de pessoas físicas terem acesso a um financiamento para energia solar, com juros atraentes e sem tanta burocracia.
Já listamos aqui no blog os tipos de financiamentos para empresas, produtores rurais e pessoas físicas, mas outros bancos também estão se atentando para a tendência de energias renováveis e oferecendo novas linhas de financiamento.
Portanto, eis mais três opções de financiamento para energia solar especificamente para pessoas físicas.
1. Banco Votorantim (BV)
O Banco Votorantim anunciou, em agosto de 2017, o chamado Financiamento para Energia Solar BV.
Trata-se de uma linha de crédito especial para quem quer instalar as placas solares para captação de energia em seu próprio imóvel. Ou seja, o banco financia apenas os equipamentos de instalação. Está previsto para que, em breve, também seja possível financiar o projeto e os custos de mão de obra.
No Financiamento para Energia Solar BV, é possível financiar 100% do valor total dos equipamentos, parcelar em até 60 meses (com prazo de carência de 30 dias para começar a pagar) e obter taxas de juros pré-fixadas, que dependem da quantidade de parcelas:
- 12 parcelas: 1,27% a.m.
- 24 parcelas: 1,22% a.m.
- 36 parcelas: 1,42% a.m.
- 48 parcelas: 1,52% a.m.
- 60 parcelas: 1,66% a.m.
2. Banco Santander
O Banco Santander também oferece financiamento para energia solar a pessoas físicas por meio do CDC Eficiência Energética de Equipamentos.
Nesta modalidade, podem ser financiados equipamentos que tragam benefício ambiental e economia para os imóveis, incluindo a compra dos equipamentos de energia solar, além da substituição de lâmpadas e equipamentos por outros de maior eficiência energética.
A contratação desse financiamento pode ser feita em prestadores de serviços credenciados ao Santander Financiamento e, em seguida, por meio de análise de crédito. Algumas condições do financiamento são:
- Não é preciso ser correntista do Santander.
- O valor financiado vai de R$ 2,5 mil a R$ 500 mil, após análise do crédito.
- O prazo de financiamento é de até 5 anos.
- Esse financiamento é válido apenas para a compra de equipamentos novos.
- A garantia é o próprio bem financiado.
- A taxa de juros varia de acordo com os prazos, valores e demais condições, mas gira em torno de 2% ao mês.
3. FCO
Já falamos sobre o FCO Empresarial, que é um financiamento do Banco do Brasil que contempla a região Centro-Oeste.
Apesar de não tratar especificamente de pessoas físicas, estima-se que esse tipo de financiamento para energia solar deve apresentar taxas mais atrativas para produtores rurais, empresas e indústrias dos setores agro, mineral, turismo, comércio e de infraestrutura econômica: cerca de 4% para produtores rurais e 6% para pessoas físicas.
Se você tem um comércio ou produção rural, vale a pena estudar a instalação do sistema, também, nestes imóveis.
Dica final sobre financiamento para energia solar
Sempre realize o financiamento dos equipamentos de energia solar com empresas credenciadas nos bancos, pois isso comprova que elas possuem experiência e reconhecimento no mercado.
A Yellot é uma destas empresas, e oferece grandes ofertas de equipamentos certificados e com uma equipe especializada desde a fase do orçamento, passando pelo projeto e chegando à instalação.
Comece essa grande transformação por uma vida mais sustentável e econômica conversando com um de nossos consultores para descobrir o que a energia solar pode fazer pelo seu imóvel. Até a próxima!