Geral
22 de abril de 2022

Dia da Terra: um chamado para a necessidade de proteção ao planeta

O Dia da Terra, celebrado ao redor do mundo nesta sexta-feira (22), nos chama a refletir sobre nossas atitudes em…

dia da terra yellot

O Dia da Terra, celebrado ao redor do mundo nesta sexta-feira (22), nos chama a refletir sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente e a importância de medidas urgentes necessárias para salvar o planeta.

Essa data já existe desde a década de 70 nos Estados Unidos, mas ela só foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, tornando-se uma campanha mundial. 

Devido a crise climática que continua se agravando, o Dia da Terra ganha um significado ainda maior a cada ano, dando à luz a temas que precisam ser amplamente explorados, como a poluição do ar, desmatamentos e as mudanças climáticas que ocorrem no planeta, e como podemos mitigar esses efeitos tão devastadores.

Em 2022 o tema do Dia da Terra é “Investir no nosso Planeta” – um chamado para governos, empresas e indivíduos para investir em um futuro melhor para o planeta. E como você pode fazer sua parte?

Redução do uso de combustíveis fósseis

Uma das medidas que pode ser tomada é a redução do uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo, que são responsáveis por produzir toneladas de gás carbônico (dióxido de carbono – CO2), tornando-se um dos grandes vilões da intensificação do efeito estufa. Por isso, devemos privilegiar fontes limpas como a biomassa, a eólica e a solar. O uso de veículos elétricos traz uma série de benefícios, como ser menos poluente, mais silencioso e também ter um consumo de energia mais eficiente.

Uso de energias renováveis

A utilização de energias renováveis é extremamente vantajosa para quem adota e para o meio ambiente, sendo cada vez mais essencial para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma maior economia de água nos reservatórios e aliviando o custo para o consumidor geral. É uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental, uma vez que reduz a concentração de gases poluentes na atmosfera.

Consumo consciente e sustentável

Busque sempre levar em conta a presença de ingredientes orgânicos e naturais nas fórmulas de cada produto que você consome. Preze pelas certificações e selos sustentáveis, bem como o uso de material reciclado, e no fato de não serem testados em animais. E o principal, sempre reflita quanto ao uso racional de recursos.

Neste mês da Terra somos lembrados e convidados a investir no nosso planeta. São atitudes que estão ao nosso alcance e que podem minimizar as emissões de GEE para a atmosfera. Seja pela substituição dos combustíveis fósseis por outras fontes energéticas ou a adoção de energias renováveis, como os exemplos citados acima. Seja pelo combate ao desmatamento e às queimadas.

Para que a situação do planeta melhore, é necessário cada um fazer sua parte e adotar medidas voltadas para essa temática. Seja na sua casa ou na sua empresa, o que você tem feito para tornar o mundo mais sustentável?

Voltar ao topo