Energia solar fotovoltaica
25 de abril de 2018

Como utilizar energia solar pode ajudar construtoras a atrair novos clientes?

Utilizar energia solar nas construções representa uma excelente estratégia de venda e valorização do imóvel.

Utilizar energia solar é perfeitamente viável para empresas de todos os nichos, inclusive construtoras. Aliás, elas podem ter grandes benefícios ao optar por essa forma de produção de energia, atraindo ainda mais clientes interessados em seus imóveis.

Há duas possibilidades para a utilização do sistema fotovoltaico:

  1. a construtora pode utilizar energia solar na área comum dos prédios, o que beneficiaria a todos os moradores e faria com que o custo do condomínio diminuísse, bem como suas contas mensais;
  2. e, também, pode instalar o sistema nas casas de um condomínio, fazendo com que os moradores paguem apenas pelo valor mínimo na conta.

Entendido isso, vamos às duas grandes vantagens que as construtoras têm quando decidem utilizar energia solar. Acompanhe.

1. Construtoras podem utilizar energia solar para valorizar o imóvel

Não é segredo para ninguém que um determinado perfil no mercado vem crescendo no Brasil: o chamado consumidor consciente.

Segundo uma pesquisa feita em 2016, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Indicador de Consumo Consciente (ICC), que mede o percentual de consumidores que levam em consideração algumas práticas socioambientais antes de adquirir produtos e serviços, cresceu 3,4% em relação ao ano anterior – o que, atualmente, representa 72,7% da população brasileira.

fluxograma de indicador de consumo consciente

(Fonte: Divulgação / SPC Brasil e CNDL)

Para os entrevistados, são três os motivadores de consumo consciente em relação à água e luz:

  • 35,5% dos entrevistados são motivados a não desperdiçar um bem que não é infinito;
  • 20,8% são motivados a ter a conta mais barata;
  • 12,9% são motivados pela sensação de dever cumprido e de fazer o que é correto.

Além desse apelo de sustentabilidade, que vai de encontro às exigências do consumidor atual, que quer fazer parte de algo maior, a tendência das certificações ambientais também agrega valor à obra e demonstra que a construtora tem consciência e respeito para com os recursos naturais utilizados, o que atrai ainda mais esse nicho de mercado.

Em relação à utilização de energia solar e outros sistemas de fontes renováveis, por exemplo, dois selos se destacam:

  • AQUA (Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento), cujos benefícios se traduzem em qualidade de vida para o usuário, economia de água e energia e contribuição para o desenvolvimento socioambiental e econômico da região.
certificação aqua
  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), selo que representa como benefícios a valorização do produto na venda, a redução dos impactos nas edificações, melhor qualidade de vida do usuário, redução do impacto ambiental na vida útil e menores custos de manutenção e infraestrutura.
certificações LEED GBC

Resumindo: construtoras podem utilizar energia solar para tirar suas certificações de qualidade, valorizando significativamente os imóveis e atraindo um público consumidor que valoriza esse tipo de ação. Portanto, os empreendimentos podem ser vendidos a um preço que condiz com todo esse grande investimento, pois esse público saberá que está adquirindo um imóvel que, a médio e longo prazo, recompensará todo o valor investido.

Se de um lado ganha a construtora, de outro os proprietários dos imóveis também saem na frente ao ter um custo menor com energia elétrica, o que significa redução na conta de luz ou no valor de condomínio.

2. Construtoras podem utilizar energia solar para aumentar a velocidade das vendas

A redução dos custos com energia e/ou condomínio é um grande diferencial que as construtoras têm ao utilizar energia solar para atrair novos clientes.

Desse modo, o indicador mais importante na incorporação imobiliária – mais até que o preço de venda dos imóveis – é aumentado consideravelmente: a velocidade de venda.

Para isso, é importante que a construtora faça um planejamento estratégico de marketing verde, que nada mais é do que ações que focam nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos imóveis, enfatizando o seu modo de produção e os valores da empresa em relação ao meio ambiente.

A construtora pode aproveitar, inclusive, para incorporar outros projetos sustentáveis nos imóveis, como o aproveitamento de água da chuva, a reciclagem do lixo, etc.

Se bem feito, certamente, as vendas serão um sucesso, pois os clientes perceberão que os imóveis são:

  • ecologicamente corretos;
  • socialmente justos;
  • economicamente viáveis e
  • culturalmente aceitos.

Quem não quer investir em imóveis com tantas qualidades assim?

Convencido de que construtoras podem, sim, utilizar energia solar para atrair novos clientes, talvez, a próxima dúvida seja esta: afinal, qual é o percentual de custo da energia solar na construção? Confira a resposta neste post, e, se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, entre em contato conosco. Até a próxima!

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