Case: Grupo ReGra
Ser uma empresa referência no setor em que atua é o objetivo de todos os negócios. Mas agora, ser referência de sustentabilidade e inspirar outros segmentos, também entrou na pauta das empresas. E não é para menos. O mundo está evoluindo e exige que o mercado acompanhe essa evolução.
Por isso, presente nas agendas das empresas, as práticas sustentáveis ganham cada vez mais espaço nos ambientes organizacionais. Exemplo disso, está o maior grupo de distribuição terceirizada da Ambev, o Grupo ReGra Logística. Há 50 anos distribui bebidas para o estado de Goiás e Mato Grosso e conta atualmente com sete operações, a empresa busca estar sempre à frente de seu tempo.
“Estamos sempre procurando colocar projetos que tragam a vanguarda para as nossas organizações trazendo ganhos, tanto para nós quanto para toda a sociedade”, explica Reynaldo Solera, CFO do Grupo ReGra.
Esse foi um dos motivos que levou o grupo a adotar a geração própria de energia sustentável. “A própria Ambev já tem geração com usinas fotovoltaicas para todas as suas fábricas. Não poderíamos ficar de fora.”
Solera afirma que essa decisão vai além da questão financeira. “Se pensarmos apenas no custo da energia, para qualquer indústria ou empresa de grande porte e se pensarmos inicialmente só na economia de custos, já valeria muito a pena instalarmos uma usina fotovoltaica para gerar energia para as nossas unidades. Mas além disso, entendemos que ao optar por esse tipo de matriz elétrica, estamos contribuindo, inclusive, para o uso menor de água para gerar energia, uma vez que estamos aumentando a capacidade da rede da nossa distribuidora aqui no nosso estado. Não é só o custo que é importante”.
Para fazer parte dessa história, e sair na dianteira, o Grupo buscou no mercado uma empresa que pudesse além de executar o projeto de instalação da usina fotovoltaica, ter as mesmas características do Grupo ReGra: o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.
“Nessa busca, encontramos a Yellot, uma excelente empresa que desenvolveu todo o nosso projeto e executou com maestria, além de fazer todo o trâmite legal com as operadoras de energia”.
O projeto do Grupo ReGra contou com um sistema de 705,6 kWp, responsável por gerar uma economia anual de R$ 800.000,00, aproximadamente.
“Estamos sempre comprometidos em entregar as melhores soluções de energia solar fotovoltaica e o caso do Grupo ReGra foi mais uma instalação realizada com sucesso. Ficamos muito satisfeitos em saber os benefícios gerados para o cliente e para o planeta”, afirma o sócio-diretor da Yellot, Pedro Bouhid.