Case: Bapi Alimentos
Instalar uma usina solar fotovoltaica está se tornando cada vez mais viável para negócios e pessoas. Trata-se de um sistema de autogeração de energia barato e com baixa necessidade de manutenção. Além disso, existem outros pontos positivos, como o fato de que essas usinas podem ser usadas em áreas isoladas da rede elétrica e não poluem o meio ambiente, pois são limpas e renováveis. É nesse contexto que entram empresas prontas para dar o próximo passo em direção ao futuro da geração de energia.
A empresa Bapi Alimentos, que está há mais de quarenta anos no mercado, instalou sua primeira usina solar em Varjão-GO, para abastecer uma parte da fábrica e a rede de restaurantes em Goiânia. Agora, após seis meses da instalação, a empresa já conseguiu perceber que fez uma escolha certeira. Nesse tempo, a empresa gerou 40% de economia na conta de energia, redução suficiente para que pudessem investir em uma segunda usina.
A Bapi é construída em pilares que visam uma vida saudável, não apenas quando o assunto é alimentação, mas também quando se trata de proteger o planeta de forma sustentável. A empresa goiana partiu desse pensamento quando decidiu instalar sua usina solar fotovoltaica.
Após o desenvolvimento e instalação do projeto, a Bapi conseguiu gerar uma economia média mensal em torno de R$12 mil, e ainda irá contribuir ambientalmente o equivalente a 72 árvores plantadas e 18 toneladas de CO2 evitados por ano. “Com a economia anual estimada em mais de 140 mil reais, vamos utilizar esse valor para investir na ampliação da nossa produção energética, instalando uma segunda usina solar para abastecer 100% da nossa demanda de energia, para que todo nosso consumo seja de geração própria. Dessa forma, vamos ser aliados do meio ambiente, nos tornar uma marca sustentável e também garantir previsibilidade em nosso custo com energia elétrica.” declara Cleber Louza, diretor da Bapi.
O projeto construído possui um sistema de 96,48 kWp, com 227 módulos Canadian Solar de 425W e dois inversores Sungrow, um de 33kW e outro de 40kW, consegue gerar energia suficiente para a Bapi abastecer tanto a sua indústria quanto às lojas situadas em Goiânia.
“Nós melhoramos a vida das pessoas ensinando sobre os benefícios de uma alimentação balanceada e de um estilo de vida saudável. Enquanto que a Yellot, trabalha para inovar o mercado de energia por meio da tecnologia, oferecendo mais eficiência e sustentabilidade para o nosso dia a dia. Por isso, nossa parceria foi uma solução certeira e produtiva”, declarou Cleber Louza, diretor da BAPI.
O sócio-diretor da Yellot, Jilson Brasil, diz que “é sempre muito satisfatório ver os resultados positivos que geramos ao entregar mais um projeto com tecnologia e inovação e, principalmente, responsabilidade ambiental. O caso da Bapi foi mais uma instalação realizada com sucesso que nos deixa orgulhosos em poder ver os benefícios que o cliente e o planeta colhem”.