O mercado de energia solar para 2024 é ainda mais promissor do que foi para 2023. A crescente preocupação em relação às mudanças climáticas e a busca por fontes de energias limpas e renováveis fizeram com que o este ano fosse marcado pelo aumento na utilização de energia solar.
Do total da capacidade da matriz elétrica acrescentada em 2023, 43,9% vieram de energia solar, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia. Estima-se que essa tendência continue a crescer ainda mais para o ano que vem.
Outro fator que justifica o aumento na procura pela transição energética são os reajustes na tarifa de energia pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Dessa maneira, as usinas de energia solar acabam se tornando uma das primeiras opções quando se pensa em economia e sustentabilidade.
Neste artigo, vamos te mostrar cinco tendências que irão moldar o mercado de energia solar no próximo ano. Entenda os motivos pelo qual a energia solar é uma das que mais cresce no Brasil. Boa leitura!
1 – Aumento na capacidade de captação e armazenamento de energia
Nos últimos anos, foram realizadas pesquisas para a criação de novas tecnologias que ajudam a aumentar a capacidade de captação e armazenamento de energia solar. Essa descoberta auxilia principalmente no uso de energia durante a noite e em dias nublados.
Uma dessas pesquisas foi realizada pelo Centro de Pesquisa Jülich, na Alemanha, que indica como a utilização de nanocamadas transparentes pode melhorar a capacidade dos equipamentos fotovoltaicos. Além disso, também mostra como o índice de captação pode ser elevado para cerca de 26% de eficiência com o uso dessa tecnologia. Dessa maneira, o custo de produção é reduzido e a geração de energia se torna mais barata.
Por ser um setor que está em alta, as perspectivas para mais avanços dessas tecnologias se mantêm positivas para os próximos anos. Assim, favorecendo a ideia de que a energia solar é uma das fontes mais consistentes, promissoras e confiáveis atualmente.
2 – Expansão no número de usinas residenciais
É evidente que a constante diminuição dos custos dos painéis solares e das baterias incentivam a aderência à energia solar, principalmente nas residências, juntamente com os incentivos financeiros governamentais e de empresas privadas que tornam a energia solar ainda mais acessível.
Além de causar um ótimo impacto ambiental ao diminuir a emissão de carbono, observa-se que outro motivo para o aumento dessa adesão em âmbitos residências se dá pela diminuição significativa no valor das contas de energia ao utilizar energia solar.
Também é possível encontrar novas soluções que auxiliam e promovem a expansão do mercado de usinas solares residenciais. A YellotHome, por exemplo, é um ecossistema de smart energy desenvolvido para que você assuma o controle da energia de toda sua casa. Essa é uma solução personalizável de acordo com suas necessidades, preferências e estilo de vida.
3 – Instalação de placas fotovoltaicas em apartamentos
O desenvolvimento de painéis solares e novas tecnologias mais eficientes que permitem a captura de energia em uma área de instalação menor está crescendo como uma opção no mercado.
Esses recursos possibilitam a instalação de painéis solares em varandas e sacadas de apartamentos, por exemplo. Para isso, é preciso apenas possuir uma área disponível para a utilização de um sistema de fixação do tipo usina, em formato triangular.
O ideal é que seja uma área livre de sombreamento, mas é válido lembrar que mesmo em períodos chuvosos ou nublados, a produção de eletricidade por meio da energia solar ocorre normalmente. Além disso, o custo de instalação acaba diminuindo e a energia solar torna-se ainda mais acessível em espaços que geralmente são limitados.
E as possibilidades da energia solar em 2024 não param por aqui:
4 – Integração dos equipamentos com a internet
Pensando no quesito de armazenamento e envio de dados, as placas de sistemas fotovoltaicos estão sendo mais desenvolvidas e aprimoradas. Desse jeito, estão sendo criadas novas soluções para um melhor gerenciamento do sistema que otimiza o desempenho e a eficiência.
Já existem diversas tecnologias no mercado que também permitem a monitorização dos sistemas de energia solar online, porém há a expectativa de aprimoramento dessas soluções. O intuito é facilitar e agilizar o tempo de resposta em caso de algum imprevisto ou falha no sistema.
Um exemplo de tecnologias como essa é a MinhaYellot, plataforma exclusiva para clientes Yellot, onde você consegue gerenciar todos os aspectos da sua usina, incluindo ter relatórios integrados a sua fatura, suporte em tempo real para emergências ou dúvidas e serviços sem burocracia, tudo isso através do celular.
5 – Expansão da energia solar em empresas e indústrias
Por último, citamos a expansão de energia solar em território brasileiro. Em 2023, o Brasil bateu o recorde na expansão do uso de energia limpa no país com a construção de usinas fotovoltaicas e eólicas. Segundo o SIGA (Sistema de Informações de Geração da ANEEL), a matriz elétrica brasileira responde por 83,78% de fontes renováveis dos 195,6 GW em operação no país.
Além disso, vale ressaltar que são vários os porquês de ser uma empresa sustentável. Um deles é que, investir em soluções que colaborem com o meio ambiente e a sociedade pode ser a chave para conquistar novos clientes, investidores e espaços no seu mercado de atuação. Mais que isso, estamos falando de um propósito, uma conexão com algo que beneficia todos ao redor da sua marca.
E para te auxiliar nesse propósito, existem ações como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que promete investir em projetos de geração de energia renovável que serão realizados em 2024.
O ano de 2024 promete ser o momento ideal para investir em energia solar, trazendo diversas novidades, inovações e aprimoramentos para esse mercado. Se você ficou curioso e com vontade de fazer parte dessa revolução energética, entre em contato com a nossa equipe para sanar dúvidas e realizar um orçamento.
A Yellot está te esperando para dar luz às novas tendências.