Você provavelmente já se perguntou “investir em energia solar, em pleno 2023, ainda é uma boa ideia?”. Bom, investir em energia solar continua sendo uma excelente oportunidade, seja para sua residência, comércio, indústria ou fazenda.
Afinal, o Brasil é o país com um dos melhores índices de irradiação solar do mundo, sendo o cenário perfeito para economizar e, ainda, ajudar na preservação ambiental.
Caso ainda esteja em dúvidas sobre gerar sua própria energia, para o post de hoje, vamos listar alguns motivos para te ajudar a tomar a decisão de investir em uma energia limpa e renovável.
1 – É uma energia limpa
A energia limpa consiste em um sistema de produção de energia que exclui qualquer tipo de poluição, principalmente se tratando dos gases liberados no efeito estufa. Dessa forma, investir em uma energia solar significa usar uma fonte sustentável, que não prejudicará o meio ambiente.
O sistema de captação solar é muito simples, e consiste em placas de silício instaladas na melhor direção possível para que consiga captar a irradiação solar e converter a energia gerada em eletricidade para abastecer a unidade consumidora.
Hoje existem três tipos comuns de sistemas para realizar a captação dessa energia. Você pode conferir as vantagens de cada um deles clicando aqui.
2 – O aumento constante da tarifa de energia
Já não é mais um segredo que as concessionárias de energia elétrica fazem reajustes tarifários todos os anos.
Por exemplo, uma pessoa que reside em Goiás e consome cerca de 1000 kWh de energia, deve pagar, atualmente, cerca de R$ 843,00 mensais.
Acontece que, com os reajustes anuais de 8% previstos pela concessionária, essa mesma pessoa, consumindo a mesma quantidade de energia, pagará, em média, R$ 1.181,00 em 2028.
Lembrando que esse é um exemplo de um cliente residencial. Quando se trata de uma indústria, comércio ou fazenda, os valores são exorbitantes.
Então, se você já sabe que esse aumento é um fato e dificilmente vai mudar, ainda mais em tempos de grandes estiagens que deixam os reservatórios de água a níveis preocupantes (lembre-se que a maior parte da energia do país vem das hidrelétricas), esse é um ótimo motivo para investir em energia solar.
3 – Custo baixo para manutenção
Além de simples, a manutenção do sistema solar fotovoltaico possui um custo baixo.
Na prática, basta realizar a manutenção preventiva, limpando as placas solares a cada 4 meses ou quando a cidade ficar muito tempo sem receber chuva – muita poeira acumulada pode afetar a eficiência das placas.
Falando nisso, esse é outro motivo importante para investir em energia solar. Com o avanço tecnológico agregado nesse setor, hoje você consegue acompanhar todos os dados de geração da sua usina solar através de aplicativos.
Aqui na Yellot, por exemplo, contamos com a Minha Yellot, uma plataforma que reúne todos os dados da usina em tempo real, permitindo que nossos clientes façam agendamentos para serviços de limpeza e manutenção de forma rápida.
Além dos acessos a relatórios, suporte técnico, pagamentos da conta de energia e diversas outras vantagens.
Dessa forma, você consegue acompanhar e garantir uma melhor eficiência do seu investimento.
4 – O custo dos equipamentos
De acordo com o diretor da Greener (empresa que atua com estudos e pesquisas no setor de energias renováveis), a redução no preço dos sistemas fotovoltaicos é uma possibilidade em 2023.
Uma de suas falas no levantamento da pesquisa foi que “Depois de dois anos de elevação, tivemos em 2022 uma redução no preço dos equipamentos, e a tendência pode ser mantida para este ano, o que pode ser um importante contraponto às mudanças regulatórias e à redução da parcela compensável dos créditos de energia para o consumidor final”.
Sendo assim, quando comparamos a viabilidade para investir em energia solar com o crescente aumento tarifário das concessionárias, fica fácil saber qual a melhor opção.
5 – Valorização da Marca ou Unidade Consumidora
Se a sua residência, comércio, indústria ou fazenda possui uma usina solar, ela automaticamente se torna mais atraente para compradores em potencial.
Além disso, para as marcas, ainda temos a questão do marketing verde. Isso porque, empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente podem ser vistas como socialmente responsáveis e engajadas em causas ambientais. Podendo fortalecer a imagem da marca junto ao público e aumentar a fidelidade dos consumidores.
Um estudo ESG realizado pela Opinion Box revelou que 75% dos entrevistados afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes.
Além disso, 57% dos entrevistados responderam que a poluição ao meio ambiente pode ser um fator importante para que deixem de consumir de algumas empresas.
Então, vale a pena investir em energia solar?
Sim, a energia solar já é a segunda maior fonte de energia do Brasil. Adquirir uma energia sustentável é investir em um futuro melhor, com economia, autonomia e independência energética.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o mercado, queira tirar dúvidas sobre o mercado ou fazer uma simulação do seu projeto de energia solar, entre em contato com a nossa equipe. Estamos te esperando pra começar a dar luz às suas ideias.