Reduzir os impactos ambientais negativos. É isso que devemos ter como objetivo ao pensarmos sobre sustentabilidade em casa. Isso porque, quando colocadas sob a perspectiva da preservação ambiental, as nossas pequenas atitudes podem se tornar grandes vilãs.
Para obter mais sustentabilidade no dia a dia, não são necessárias grandes mudanças no seu estilo de vida. Algumas propostas podem sim ser algo totalmente novo para você. Contudo, pode ter certeza que não serão drásticas ou difíceis de se fazer. Pelo contrário, muitas atitudes novas podem se tornar atividades terapêuticas ou até um novo hobbie.
Melhorar alguns hábitos e estruturas da nossa rotina traz benefícios não só para quem busca reduzir os impactos nocivos ao Meio Ambiente, mas também para quem pretende economizar sem sair de casa. O importante é ter boas atitudes norteando suas escolhas.
Entenda: a relação entre energia solar residencial e as Casas Sustentáveis
Beleza. Agora você já sabe que é melhor começar com pequenas atitudes; olhar para o micro, para depois pensar no macro. Então, como deixar seu lar um espaço mais sustentável? Separamos algumas dicas para você cuidar da sua casa e do planeta. Olha só!
Separe o seu lixo
Começando pelo básico: separe seu lixo. A reciclagem reduz, de forma significativa, os impactos negativos no Meio Ambiente e ajuda na sustentabilidade em casa. Ela também diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gerando economia de água e energia, além de reduzir a disposição inadequada do lixo. No âmbito social, ela é fonte de renda para os trabalhadores da coleta seletiva.
Reduza o uso de plástico e outros descartáveis
Separar o lixo já é bom. Mas quando essa atividade se relaciona com a redução de plástico dentro de casa, temos uma ótima combinação sustentável. Os objetos descartáveis demoram muito tempo para desaparecer da natureza. Dê preferência às alternativas biodegradáveis, ou seja, aquelas que são vulneráveis aos agentes biológicos.
Tenha uma composteira doméstica
Você já ouviu falar em compostagem? Ela ajuda no “descarte” correto do nosso lixo orgânico. Já que ele não pode ser reciclado, o ideal é montar uma sistema que permite que aproveitemos restos de alimentos como borra de café, cascas de frutas e saquinhos de chá, por exemplo. Tudo isso pode virar adubo orgânico muito rico e de qualidade para fortalecer suas plantinhas e hortas.
Aproveite a luz do dia e a água da chuva
Priorizar a iluminação natural é uma forma de reduzir o uso de energia elétrica desnecessária. Abra as cortinas e deixe a luz entrar! Além disso, é interessante também investir em algum sistema de captação da água da chuva. Regue suas plantinhas com essa água, ou lave sua casa. O importante é economizar, tanto recursos naturais preciosos, como a água, e também seu dinheiro.
Quer saber mais sobre Casas Sustentáveis? Podemos te ajudar a viabilizar um projeto de energia solar residencial para seu imóvel. Entre em contato conosco e vamos conversar!